1. Documentário e auto-representação
Filmes possíveis:
Projeto Vídeos na aldeias (Bicicletas de Nhanderu, entre outros
filmes)
O prisioneiro da
grade,
de Paulo Sacramento
Bibliografia:
· J. C. Bernardet, A voz do outro, in Cineastas e Imagens do povo.
·
BENTES, Ivana. Câmera muy very good pra
mim trabalhar, catálogo Mostra Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena. Rio de
Janeiro, 2004.
· ESCOREL,
Eduardo. Nós aqui e vocês aí, catálogo Mostra Vídeo nas Aldeias: Um Olhar
Indígena. Brasília, 2006.
· FRANÇA,
Andréa. A livre afirmação dos corpos como condição de cinema, catálogo Mostra
Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena. Brasília, 2006.
· http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v7n2/#8
2. Impressão
de realidade e “efeito de real” no cinema documental: o cinema reflexivo e o
questionamento das fronteiras entre ficção e documentário.
Filmes
possíveis: Aconteceu perto da sua casa
(1992), de R. Delvaux; Close Up (1990),
de A. Kiarostami, Salve o Cinema (1995),
de Mohsen Makhmalbaf, Agarrando Pueblo
(1978), de Luis Opina, e Jogo de
Cena (2007), de Eduardo Coutinho.
Bibliografia:
- Abbas Kiarostami e Youssef Ishaghpour.
Abbas Kiarostami. São Paulo:
Cosac & Naif, 2004.
- França.
M. Lisssovski. “A tirania do mundano”, (sobre Close up), in Cinemais.
- Jaguaribe.
O choque do real. Rio de
Janeiro: Rocco, 2007.
- Nichols. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.
- Xavier. “O cinema-discurso e a
desconstrução”, in O Discurso
Cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra,
2005.
- Lins. “Salve o Cinema”, in Cinemais 1998.
- _________.
“Documentário: uma ficção diferente das outras?”, in Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital.
Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
- Lins
& Mesquita. Crer, não crer,
crer apesar de tudo: a questão da crença nas imagens na recente produção
documental brasileira. Texto apresentado no encontro da Compós em 2008.
- Eduardo
Escorel. “A direção do olhar” in Adivinhadores
de água. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
- Gilles Deleuze. “As potências do
falso”, in A Imagem-Tempo. Rio
de Janeiro: Brasiliense.
- J. C. Bernardet. Caminhos de Kiarostami. São Paulo:
Companhia das Letras, 2004.
- S.
Da-Rin. Espelho partido, tradição e
transformação do documentário cinematográfico. Rio de Janeiro: Azougue
Editorial, 2004. (os dois capítulos sobre cinema reflexivo)
- João Luiz Vieira. Câmera-faca: o cinema de Sérgio Bianchi.
Santa Maria da Feira:Editora do Festival Luso-Brasileiro, 2005.
- R. Stam. “Homo-Ludens. O gênero
auto-reflexivo no Romance e no Filme”, in O espetáculo interrompido. São Paulo: Paz e Terra, 1981.
3. Documentário
de dispositivo
Filmes possíveis:
Doméstica – Gabriel Mascaro
Um dia na vida – Eduardo Coutinho
Pacific – Marcelo Pedroso
Rua de mão dupla, de Cao Guimarães
Bibliografia :
·
Um dia na vida do outro espectador
—César Guimarães
—César Guimarães
·
Do
espectador crítico ao espectador montador
—Consuelo Lins
Ambos em in
http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v7n2/#8
in
http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v9n1/
4. Cinema
subjetivo
Filmes possíveis:
Passaporte Hungaro – Sandra Kogut
Diário de uma busca - Flávia Castro
Uma longa viagem - Lucia Murat
Elena - Petra Costa
Bibliografia:
- M. Renov. “Investigando o sujeito: uma introdução”, in
Mourão, M. D. e Labaki, A. (ogs) in O
cinema do real. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
- P. Bourdieu. “A ilusão biográfica, in Ferreira, M. E
Amado, J. (orgs) Usos e abusos da
história oral. Rio de Janeiro: Edição Fundação Getúlio Vargas, 1998.
·
P. Dubois. “A foto-autobiografia”. In:
Revista Imagens. Campinas : Ed. Unicamp.
·
M.
Renov. “Lost, Los Lost: Mekas as Essayist”, in Subject of documentary. University of Minesota Press, 2004.
- A. Astruc. “Nascimento de
uma nova vanguarda: a “câmera-stylo””, in Nouvelle Vague. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, Museu do
Cinema, 1999.
·
J. C.
Bernardet. “Documentário de busca: 33 e Passaporte Húngaro”, in M. D. Mourão e
A. Labaki. (ogs) in O cinema do real.
São Paulo: Cosacnaify, 2005.
·
C.
Lins. “Um passaporte húngaro, de
Sandra Kogut: cinema político e intimidade”. Galáxia numero 7, Revista Transdisciplinar de Comunicação,
Semiótica, Cultura. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da
PUC/SP.
- F. E. Teixeira. “Documentário expandido – Reinvenções do
documentário na contemporaneidade”, in Sobre
fazer documentários. SP, Itaú Cultural, 2007.
·
Mesquita, C. Outros retratos, in Sobre fazer documentários. SP, Itaú
Cultural, 2007. Os dois textos estão aqui:
·
5. Documentário brasileiro moderno anos 60
Filmes possíveis:
Viramundo, Maioria absoluta, Opinão Pública
(todos os três analisados no livro Cineastas e Imagens do povo)
- J. C. Bernardet. “Opinião Pública: o espelho perturba o
método”, in J. C. Bernadet, in Cineastas
e imagens do povo. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
- C. Lins. “Opinião
Pública (1966), de A. Jabor, Retrato
de Classe (1977), de Gregório Basic, Edifício Máster (2001), de Eduardo Coutinho: a classe media
vai ao paraíso”, in Interseções,
Revista de Estudos Interdisciplinares, Dossiê Cinema e Ciências Sociais,
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UERJ. Rio de Janeiro:
UERJ, 2003.
- C. Mesquita. “Outros
Retratos – ensaiando um panorama do documentário independente no Brasil”,
in Rumos Cinema e Vídeo – Fazer
Documentários. São Paulo: Itaú Cultural, 2007.
- Xavier. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
6. O cinema de Eduardo Coutinho
7. O cinema de Jean Rouch
8. O cinema Direto
E outros temas contidos no programa!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário