domingo, 15 de setembro de 2013

Temas possíveis para os trabalhos em grupos (apresentação em sala ao longo do semestre+trabalho escrito no final)


1. Documentário e auto-representação 

Filmes possíveis:

Projeto Vídeos na aldeias (Bicicletas de Nhanderu, entre outros filmes)
O prisioneiro da grade, de Paulo Sacramento

Bibliografia:


·      J. C. Bernardet, A voz do outro, in Cineastas e Imagens do povo.
·      BENTES, Ivana. Câmera muy very good pra mim trabalhar, catálogo Mostra Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena. Rio de Janeiro, 2004.
·      ESCOREL, Eduardo. Nós aqui e vocês aí, catálogo Mostra Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena. Brasília, 2006.
·      FRANÇA, Andréa. A livre afirmação dos corpos como condição de cinema, catálogo Mostra Vídeo nas Aldeias: Um Olhar Indígena. Brasília, 2006.
·      Bicicletas de Nhanderu: lascas do extracampo in http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v9n1/#5
·      http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v7n2/#8



2. Impressão de realidade e “efeito de real” no cinema documental: o cinema reflexivo e o questionamento das fronteiras entre ficção e documentário. 

Filmes possíveis: Aconteceu perto da sua casa (1992), de R. Delvaux; Close Up (1990), de A. Kiarostami, Salve o Cinema (1995), de Mohsen Makhmalbaf, Agarrando Pueblo (1978), de Luis Opina, e Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho.

Bibliografia:

  • Abbas Kiarostami e Youssef Ishaghpour. Abbas Kiarostami. São Paulo: Cosac & Naif, 2004.
  • França. M. Lisssovski. “A tirania do mundano”, (sobre Close up), in Cinemais.
  • Jaguaribe. O choque do real. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
  • Nichols. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.
  • Xavier. “O cinema-discurso e a desconstrução”, in O Discurso Cinematográfico: opacidade e transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
  • Lins. “Salve o Cinema”, in Cinemais 1998.
  • _________. “Documentário: uma ficção diferente das outras?”, in Ivana Bentes (org.), Ecos do Cinema, de Lumière ao Digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
  • Lins & Mesquita. Crer, não crer, crer apesar de tudo: a questão da crença nas imagens na recente produção documental brasileira. Texto apresentado no encontro da Compós em 2008.

  • Eduardo Escorel. “A direção do olhar” in Adivinhadores de água. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
  • Gilles Deleuze. “As potências do falso”, in A Imagem-Tempo. Rio de Janeiro: Brasiliense.
  • J. C. Bernardet. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  • S. Da-Rin. Espelho partido, tradição e transformação do documentário cinematográfico. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004. (os dois capítulos sobre cinema reflexivo)
  • João Luiz Vieira. Câmera-faca: o cinema de Sérgio Bianchi. Santa Maria da Feira:Editora do Festival Luso-Brasileiro, 2005.
  • R. Stam. “Homo-Ludens. O gênero auto-reflexivo no Romance e no Filme”, in O espetáculo interrompido. São Paulo: Paz e Terra, 1981.



3. Documentário de dispositivo

Filmes possíveis:

Doméstica – Gabriel Mascaro
Um dia na vida – Eduardo Coutinho
Pacific – Marcelo Pedroso
Rua de mão dupla, de Cao Guimarães

Bibliografia :

·      Um dia na vida do outro espectador
—César Guimarães
·      Do espectador crítico ao espectador montador
Consuelo Lins

Ambos em in http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v7n2/#8

in
http://www.fafich.ufmg.br/~devires/v9n1/


4. Cinema subjetivo

Filmes possíveis:

Passaporte Hungaro – Sandra Kogut
Diário de uma busca  - Flávia Castro
Uma longa viagem - Lucia Murat
Elena - Petra Costa

Bibliografia:


  • M. Renov. “Investigando o sujeito: uma introdução”, in Mourão, M. D. e Labaki, A. (ogs) in O cinema do real. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
  • P. Bourdieu. “A ilusão biográfica, in Ferreira, M. E Amado, J. (orgs) Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Edição Fundação Getúlio Vargas, 1998.
·      P. Dubois. “A foto-autobiografia”. In: Revista Imagens. Campinas : Ed. Unicamp.
·      M. Renov. “Lost, Los Lost: Mekas as Essayist”, in Subject of documentary. University of Minesota Press, 2004.
  • A. Astruc. “Nascimento de uma nova vanguarda: a “câmera-stylo””, in Nouvelle Vague. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema, 1999.
·      J. C. Bernardet. “Documentário de busca: 33 e Passaporte Húngaro”, in M. D. Mourão e A. Labaki. (ogs) in O cinema do real. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
·      C. Lins. “Um passaporte húngaro, de Sandra Kogut: cinema político e intimidade”. Galáxia numero 7, Revista Transdisciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP.  
  • F. E. Teixeira. “Documentário expandido – Reinvenções do documentário na contemporaneidade”, in Sobre fazer documentários. SP, Itaú Cultural, 2007.
·      Mesquita, C. Outros retratos, in Sobre fazer documentários. SP, Itaú Cultural, 2007. Os dois textos estão aqui:
·       


5. Documentário brasileiro moderno anos 60

Filmes possíveis:

Viramundo, Maioria absoluta, Opinão Pública (todos os três analisados no livro Cineastas e Imagens do povo)


  • J. C. Bernardet. “Opinião Pública: o espelho perturba o método”, in J. C. Bernadet, in Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
  • C. Lins. “Opinião Pública (1966), de A. Jabor, Retrato de Classe (1977), de Gregório Basic, Edifício Máster (2001), de Eduardo Coutinho: a classe media vai ao paraíso”, in Interseções, Revista de Estudos Interdisciplinares, Dossiê Cinema e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2003.
  • C. Mesquita. “Outros Retratos – ensaiando um panorama do documentário independente no Brasil”, in Rumos Cinema e Vídeo – Fazer Documentários. São Paulo: Itaú Cultural, 2007.
  • Xavier. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.


6. O cinema de Eduardo Coutinho
7. O cinema de Jean Rouch
8. O cinema Direto
  


 E outros temas contidos no programa!!!!

Nenhum comentário: